Fazer terapia é uma aventura pessoal que não nos cura de nós mesmos, mas que nos reconcilia, de modo duradouro com a nossa própria história. 


Autor desconhecido

 
  • Terapia de Apoio

    Duração:

    Até 6 meses ou no máximo 1 ano

    Discurso:

    Simples

    Objetivos:

    Atenuação ou Supressão de Sintomas

    Intervenções:

    Sugestivo-Diretivas

       A Terapia de Apoio é um método da abordagem em Psicoterapia Breve, ou seja, no início do tratamento são definidos os objetivos e o tempo aproximado da terapia; a modalidade de Apoio é destinada para clientes que estão passando por momentos críticos, cuja a estrutura psíquica se encontra fragilizada e o paciente não tem ainda a capacidade de introspecção necessária para desenvolver um trabalho dentro das outras abordagens.

       Tem por objetivos a atenuação ou supressão da ansiedade e de outros sintomas clínicos, como meio de favorecer um retorno à situação de homeostase anterior à descompensação ou crise. Eventualmente procura modificar algumas linhas de comportamentos, estimulando a tentativas de aquisição de comportamentos novos durante a experiência terapêutica.

       Consiste, por parte do terapeuta, desempenhar um papel bem definido, diretivo, encorajador, ativo e de diálogo; são evitados os silêncios e o distânciamento afetivo por parte do terapeuta.

  • Terapia de Esclarecimento

    Duração:

    De 6 meses a 1 ano

    Discurso:

    Duplo

    Objetivos:

    Melhora dos Sintomas, aprendizagem de auto-observação, fortalecimento de defesas úteis, etc.

    Intervenções:

    Interpretações atuais e históricas de vínculos básicos conflituosos, complementadas com interpretações analíticas.

           A Terapia de Esclarecimento é outra abordagem com enfoque na terapia breve. Consiste em estabelecer uma relação de indagação, centralizada no esclarecimento das conexões significativas entre a história do sujeito, a transferência de vínculos básicos conflituosos para as relações atuais dos sintomas.

           Ela visa fornecer uma imagem global dessas interrelações, com foco a clarificar especialmente as situações de crise; também estimula a aprendizagem conducente a autocompreensão. Além dos objetivos da Terapia de Apoio, acrescenta-se em desenvolver no cliente uma atitude de auto-observação e um modo de compreender suas dificuldades diferente do que é fornecido pelo senso comum, isto é, mais próximo do nível de de suas motivações e de seus conflitos. O discurso torna-se mais complexo, já que abarca ao mesmo tempo o plano dos comportamentos manifestos e o das motivações latentes.

          Nesta abordagem, os papéis "paciente-terapeuta" são basicamente complementares, o sujeito também deve assumir um papel ativo e é estimulado a desenvolver interpretações básicas sobre seus conflitos.

  • Psicanálise

    Duração:

    Término não estabelecido no início, em geral de longa duração.

    Discurso:

    Complexo, Ambíguo (múltiplos níveis de significação)

    Objetivos:

    Mudança Total de Atitudes, Reestauração, a mais ampla possível, da Personalidade

    Intervenções:

    Interpretações transferenciais analíticas.

    A psicanálise é um campo clínico de investigação e de tratamento do psiquismo humano através do seu inconsciente, foi desenvolvido por S. Freud no século XIX - médico e neurologista austríaco. Surgiu pela incapacidade da medicina da época em tratar de casos psiquiátricos - em especial, da histeria.Desde então, o método tem sido usado e aprimorado ao longo do tempo para tratar distúrbios psiquiátricos.

    Talvez a contribuição mais importante da psicanálise, seja o fato da teoria psicanalítica ser o primeiro sistema psicológico cuja a matéria é a personalidade total do homem e não apenas aspectos isolados deste (DEWAY & RICE, 1934; apud FROM, 1986, p.37). Este método, a análise de associações livres, sonhos, erros e a transferência, permitem transformar dados até então "privados e/ou esquecidos" em "públicos" (ibid).

    Nesta abordagem o analista tende a mover-se com certa margem de indefinição pessoal. Essa ambiguidade ataca o controle que o paciente tende a exercer sobre seus objetos perseguidores e dissociados. O universo do discurso é dual, "todo acontecimento é sempre outra coisa". O analista não visa apenas a interpretar algo que ocorreu no passado, e sim o que está ocorrendo neste momento.

  • Mente-Corpo e Mindfulness

    Duração:

    12 sessões

    Discurso:

    Simples

    Objetivos:

    Supressão total de Sintomas Psicossomáticos.

    Aumento da concentração e diminuição dos níveis de estresse.

    Intervenções:

    Sugestivas Diretivas, Corporais/Mentais.

    Exercícios Diários.

    Metodologia de tratamento (ou complemento de tratamento) com base teórica nas abordagens Mente-Corpo (GOLEMAN, D.), Mindfulness e nos antigos trabalhos sobre hipnose clínica de Oscar Vogt. 

    Este método é principalmente indicado para pacientes que sofrem com a ocorrência de sintomas psicossomáticos originados principalmente pelo alto nível de estresse e demais situações psicopatológicas.

    É também indicada para o desenvolvimento profissionais, cuja as atividades laborais requerem uma alta capacidade de concentração e que envolvem o contato do profissional com situações estressantes, como os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos; profissionais da área de segurança e militares; ou por indivíduos que desejem aumentar sua produtividade e rendimento no trabalho, processo criativo, ou como método de auto-conhecimento.

    A metodologia inicial (Nível Básico), consiste de 12 encontros , com uma sessão semanal onde, além das sessões presenciais, o indivíduo recebe uma série de exercícios para serem feitos em casa todos os dias.

    Após a conclusão com êxito do Nível básico, são desenvolvidas as técnicas específicas para cada objetivo em particular, com duração de mais 12 semanas. 

 
 
 

Psicólogo Noazir Ferraro Junior - CRP:08/13.953

Cadastro para atendimento Online CFP e-Psi: nº 32.853

Marque sua consulta hoje

Clique no ícone e baixe o Cartão Interativo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

Copyright© 2019 - Noazir Ferraro Junior - Todos os Direitos Reservados.

Captura_de_Tela_2019-11-13_às_09.50.39.p