O que VC precisa saber

O que é a Psicologia?


Em termos gerais, podemos dizer que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento individual e coletivo; neste sentido: "tenta descrever e explicar o comportamento humano, o consciênte e o inconsciente, a abrangência do estudo é ampla - cobrindo a infinita variedade da atividade e experiência humana; estudando a história do indivíduo, a história de seus ancestrais, as vicissitudes evolucionárias e os triunfos que terminam o estado atual da espécie. O mais difícil de tudo, a abrangência da psicologia é complexa, ocupando-se com processos que estão em constante evolução" (LEARY, METZNER & ALPERT, 1964). A psicologia é uma atividade profissional regulamentada através da Lei nº 4.116 de 27 de agosto de 1963 - data em que é comemorado o dia do Psicólogo no Brasil. No contexto clínico, a psicologia possuí como função privativa a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: a) O Diagnóstico Psicológico: é o processo por meio do qual, se analisa e se estuda o comportamento das pessoas, de grupos, de instituições, de comunidades, na sua estrutura e no seu funcionamento, identificando as variáveis nela envolvidas. b) Solução de Problemas de Ajustamento: É o processo que proporcia condições de auto-realização, de convivência e de desempennho para o indivíduo, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação.




Como escolher um Psicólogo?


O Psicólogo é o profissional que irá cuidar daquilo que lhe torna único no mundo, a sua Personalidade. O trabalho ultrapassa apenas o tratamento das doenças mentais, crises existências e do desenvolvimento, lutos, ansiedade, depressão entre tantas outras. Mas, principallmente, é com o auxílio deste trabalho que muitas decisões importantes da sua vida serão tomadas. Na mais simples das intervenções terapeuticas estão em jogo vidas humanas, projetos, rumos a serem tomados por indivíduos e grupos.

  1. Faça uma pesquisa breve sobre o profissional: Ele possuí registro ativo em conselho de classe; Veja se você se identifica com as informações que este profissional transmite através de seus meios de divulgação. A sua identificação pessoal com este profissional é muito importante.
  2. Ligue para o Psicólogo - muitas vezes ele não poderá lhe atender imediantamente, na maioria dos casos, ele retornará a ligação ou a msg assim que puder. Durante o atendimento, não respondemos msg e nem atendemos ligações.
  3. Neste primeiro contato, relate brevemente o motivo da sua procura e pergunte se ele tem experiência sobre o que está passando e o que ele pensa sobre isto.
  4. Tire todas as suas dúvidas (por mais simples que sejam), de forma de direta e objetiva. Se não entendeu o que ele respondeu, pergunte novamente de outra forma.
  5. Pergunte sobre o "estilo" de atendimento dele, existem psicólogos mais comunicativos e mais silenciosos, que abordam os sintomas (problemas/demandas) de forma direta ou indireta e aqueles que definem o método de tratamento de acordo com a sua demanda.
  6. Pergunte sobre o que ele pensa sobre o uso de medicamentos, e se ele trabalha em conjunto com outros profissionais da saúde como psiquiatras e clínicos gerais.
  7. Pergunte sobre alta, quanto tempo aproximado dura o tratamento, pela experiência dele. O código de ética do psicólogo proíbe que se promova resultados taxativos, até porque cada caso é um caso e cada pessoa é única. Mas ele pode falar sobre a experiência dele em casos semelhantes e sobre seus resultados profissionais em geral.
  8. Por último, pergunte sobre a disponiilidade de horários e sobre o valor da sessão, geralmente os psicólogos possuêm uma tabela de valores, mas em geral, este valor pode ser negociado.
  9. Agende sua consulta, caso não possa ir, avise com antecedência. Em geral, as primeiras sessões servem para o psicólogo lhe conhecer melhor, assim como os motivos da sua demanda. Não espere intervenções significativas e/ou uma "cura milagrosa" nas primeiras sessões. Em geral, leva um certo tempo até que a terapia começe a surtir efeito.
É importante lembrar que o Psicólogo deve manter uma certa distância pessoal de seu cliente, ele evita falar sobre as "questões" pessoais, crenças e ideologias dele. Este distanciamento faz parte do trabalho e não podem influênciar o trabalho a ser desenvolvido na clínica.




Quanto tempo demora o tratamento com o Psicólogo?


Existem algumas variáveis que determinam o tempo do tratamento, dentre elas, podemos citar:

  • a) O tipo da demanda do indivíduo (objetivos da terapia) envolvendo o curso dos sintomas e, dependendo do caso, o tipo de transtorno psicológico envolvido;
  • b) As características individuais em sua relação com a estrutura da personalidade e dos sintomas envolvidos e a motivação do cliente para realizar o tratamento;
  • c) As condições médicas associadas ao motivo da busca pelo tratamento.
  • d) O fator temporal e da intensidade dos sintomas - o quanto antes se busca auxílio para o tratamento. A negligência com a saúde mental pode acarretar em sintomas físicos e gerar problemas crônicos o que aumenta o tempo e dificulta o tratamento;
  • e) A abordagem utilizada para o tratamento dos sintomas. Por mais que não existam pesquisas comparativas confiáveis sobre a eficiência desta ou daquela abordagem sobre demandas psicológicas específicas, há evidências de que algumas técnicas diminuêm o tempo do tratamento; e
  • f) O vínculo estabelecido entre psicólogo e cliente e a relação terapêutica estabelecida.
O Código de Ética do Psicólogo proíbe a previsão de resultados taxativos sobre o tempo de tratamento. Isso deve-se basicamente por alguns problemas psíquicos terem solução e outros não (como nas psicoses). As pesquisas realizadas na área, definem que o tempo médio para o processo terapêutico varia 6 meses até 2 anos, dependendo do quadro a ser tratado.




Quando devo ir ao Psicólogo?


Se você está se questionando sobre isto, o momento é agora! Não importa se está pensando em previnir ou na resolução de um problema específico. Sobre a Prevenção: Confirmar ou Descartar alguma psicopatologia (processo de psicodiagnóstico);





Psicólogo Noazir Ferraro Junior - CRP:08/13.953

Cadastro para atendimento Online CFP e-Psi: nº 32.853

Marque sua consulta hoje

Clique no ícone e baixe o Cartão Interativo

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

Copyright© 2019 - Noazir Ferraro Junior - Todos os Direitos Reservados.

Captura_de_Tela_2019-11-13_às_09.50.39.p