top of page
76244.webp

PSICOLOGIA AMBIENTAL
& SUSTENTABILIDADE

"Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar"

William Thomson

Podemos definir como uma das principais características da psicologia, a sua capacidade de transformar dados subjetivos em dados objetivos, escalas e números.

Neste sentido, os desafios que a Psicologia Ambiental tende a enfrentar na sociedade atual apresentam pelo menos duas dimensões: uma de intervenção - gerar mudanças no ambiente; e outra, de gestão - tomar decisões a partir de uma escala de valores implícita ou explícita (POL, 2003).

Objeto de Estudos e Requisitos legais

O Objeto de estudos da Psicologia Ambiental, de acordo com Pol (2006) "é o estudo e a compreensão dos processos psicossocioambientais derivados das relações e transições entre: as pessoas, os grupos sociais e as comunidades; seus entornos sociofísicos (naturais e artificiais) e os recursos naturais disponíveis". Contudo, sua contribuição para a sociedade, ultrapassa os elementos teóricos, ela é, também, pautada no cumprimento dos mais diversos requisitos legais.

Psicologia, ciência e profissão:

Lei n° 4.119/62 - Regulamentação da profissão do psicólogo, art. 13°:

§ 1º Constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas (....)

§ 2º É da competência do psicólogo a colaboração em assuntos psicológicos ligados a outras ciências.

 

Principais requisitos legais:

Política Nacional do Meio Ambiente: Lei nº 6.938/81, Art. 4º, Inciso V Link

Política Nacional de Educação Ambiental: Lei nº 9.795/99, Ar. 5º, Inciso I, Link

ABNT NBR ISO 14.0001:2015 elemento 3.2.1 Link

ABNT NBR ISO 26.000:2010 elemento 2.18 Link

ONU: Pacto Global - ODS - ESG: Diversos elementos Link

Deusa da Justícia
Tucanos na árvore

Do Licenciamento Ambiental à Produção de Relatórios de Sustentabilidade.

Por ser uma área ciência de ampla atuação, a psicologia ambiental colabora desde os processos de licenciamento ambiental na produção de estudos dos indicadores de impacto antrópico, incluindo as medidas de prevenção, mitigação e compensação destes.

Atuação direta sobre as "dimensões psicológicas nos instrumentos de intervenção e gestão ambiental" como: estudos de percepção ambiental e da quebra de resistência das condutadas de autodefesa da percepção de risco social como: o Efeito NIMBY (no meu quintal não), efeito LULU (uso não desejado do território local) ou efeito BANANA (não construir nada perto de ninguém), etc..

Colaboração nos processos de mudanças organizacionais como na implementação de sistemas de gestão ambiental, social e de sustentabilidade com referência as normas da ISO ou ONU (Pacto Global, ODS, ESG), como também na produção de indicadores antrópicos e sociais dos relatórios de sustentabilidade como os do GRI.

Alguns Projetos em Psicologia Ambiental

Homem que caminha em uma montanha

Diagnóstico Psicossocioambiental

Qualquer que seja o projeto, este parte de um diagnóstico que irá determinar o alcance, as ações, os indicadores e quais os problemas visam solucionar. O grande diferencial da abordagem psicossocioambiental é que esta considera o comportamento dos indivíduos, o que resultará em projetos realmente eficientes, considerando o elemento principal de qualquer ação, as pessoas.

Diagnóstico Psicológico: é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas se analise e se estuda o comportamento de pessoas, de grupos, de instituições e de comunidades, na sua estrutura e de seu funcionamento, identificando-se as variáveis nele envolvidas (CFP: 003/2007). Tratando-se portanto de um método de uso restrito do psicólogo em decorrência da Lei nº 4.119/62.

Atuação: Licenciamento Ambiental (EIA/RIA, EIV, PACUERA, etc.); Estudos de Percepção Ambiental; Implementação de ISO 14.001, 26.000, 31.000; ONU: Pacto Global, ODS, ESG; Políticas Públicas, Terceiro Setor, dentre outros.

reunião de negócios

Projetos Ambientais de Conformidade

Elaboração, execução e avaliação de projetos socioambientais, tanto internos (programas dentro da organização) como externos (condicionantes de licença, por exemplo) incluindo projetos de educação ambiental. Também é possível avaliar projetos executados por terceiros.

Solução de Problemas de Ajustamento: é o processo que propicia condições de autorrealização, de convivência e de desempenho para indivíduos, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação (CFP: 003/2007). Constituindo-se de uma atividade restrita do psicólogo em decorrência da Lei. nº 4.119/62.

Atuação: Condicionantes de Licenciamento Ambiental (EIA/RIA, EIV, PACUERA, etc.); Projetos de Educação Ambiental; Projetos para ISO 14.001, 26.000, 31.000; ONU: Pacto Global, ODS, ESG; Políticas Públicas, Terceiro Setor, dentre outros.

voluntariado

Ações Pontuais

As ações pontuais podem ser consideradas como inciativas insoladas em prol do meio ambiente ou da sociedade, é praticada por organizações ou grupos sociais. Geralmente são desenvolvidas  no dia do meio ambiente (05/06), dia do voluntariado (28/08), dia mundial da água (22/03), etc.

Tais projetos simbólicos até cumprem sua função social ou ambiental, porém já não atendem mais as necessidades da comunidade do seu entorno, dos stakeholders, nem de seu público alvo, que esta cada vez mais exigente em relação a estes temas.

Contudo, essas são ótimas oportunidades para as organizações iniciarem seu processo de gestão de sustentabilidade.

Captura de Tela 2023-01-20 às 11.06.05.png

Planejamento Urbano e Habitacional

O "ambiental" da Psicologia Ambiental não refere-se apenas ao meio ambiente, mas também ao sentido espacial do tema.

Neste sentido, os estudos e projetos de ação se direcionam a objetos de estudos e intervenções relacionados ao: Planejamento de edificações (hospitais, casas, condomínios, etc); Planejamento e avaliação de equipamento urbanos (ciclovias, trens metropolitanos); Planejamento de intervenções no tecido urbano; tratamento de resíduos sólidos; Causas e consequências de desastres naturais; Impacto de diferentes tipos de ambientes sobre populações específicas; Relações de vizinhança; Relações de pessoas vivendo em situações extremas (capsulas espaciais, estações isoladas); Enfrentamento de mudanças repentinas nas condições de vida; dentre outras.

QUER TIRAR DÚVIDAS?

Me conte sobre as principais demandas de sua organização e quais

objetivos ela pretende alcançar

bottom of page